O cenário econômico atual tem impactado nas suas negociações e resultados?

É fato que o cenário econômico atual não vem colaborando com muitos negócios, a instabilidade devido à pandemia do Covid-19, por exemplo, é um dos principais fatores para que muitas empresas estejam precisando inovar suas estratégias.


Pensando nisso, elaboramos um conteúdo especial para falar sobre o assunto, abrangendo como está o cenário econômico atual, de que forma isso impacta no crescimento do seu negócio e, claro, dicas de ações que, ao aplicar, podem amenizar este cenário na sua empresa.


Continue a leitura e desvende como é possível contornar os desafios, e ainda alavancar o seu negócio, mesmo em um cenário que não pareça tão propício!

 
 

Panorama do cenário econômico atual

 

Segundo matéria do Diário econômico, o início de janeiro de 2020 tinha como expectativa a aceleração do crescimento econômico, mas no passar dos meses e a chegada do fim do ano, apontava para a superação da maior recessão das últimas décadas, que ceifou milhões de empregos, fechou inúmeros negócios e elevou a desigualdade em função do aumento da pobreza. 


Estamos em 2021, negócios nos mais variados setores sentiram na pele os problemas causados pelo Coronavírus. Mas, e daqui para frente, o que devemos esperar do cenário econômico, em que ponto estamos? Caminhando para onde?

 

 

O cenário econômico atual passa a ficar um pouco menos assombroso

 

Notícias recentes são mais animadoras do que as de meses atrás, principalmente ao que diz respeito a chegada da vacina para a imunização do vírus que vem causando a pandemia global.

 

Como já era de se esperar, a crise causada pelo Covid-19 prevê novas regras nas relações comerciais, nos hábitos de consumo e no peso do Estado frente ao mercado, como aponta o Jornal El País.

 

Ainda, de acordo com o Mundo do Marketing, que fez um levantamento de alguns pontos debatidos no Key Trends, em especial, o que esperar da economia e do varejo em 2021, temos:

 

Alberto Serrentino, Fundador da Varese Retail, destaca a capacidade do brasileiro de não temer cenários assustadores. “O Brasil desenvolveu uma cultura de lidar com adverso e com as crises internas recorrentes. Isso certamente colaborou para uma resposta rápida do setor às mudanças que foram aceleradas em tempo real pela pandemia”, aponta o executivo.

 

Apesar de todos os desafios e perdas causados pelo coronavírus, o ambiente econômico está mais ativo do que nunca, pondera o fundador da Varese Retail. “Nós tivemos alguns eventos que ninguém imaginava que poderiam acontecer. Por exemplo, no varejo brasileiro entre 1940 e 2019, nós tivemos 44 IPOs. Em 2020, tivemos oito e já existe uma fila de 14 para 2021. Isso indica o Brasil entrando em uma rota de normalidade econômica nos próximos anos”, prevê o especialista em varejo.

 

Mas, e agora?

 

Você pode estar se perguntando o que pode fazer para entrar nessa rota de normalidade e não ver o seu negócio fazer parte de estatísticas sobre danos da crise, certo? 

 

A seguir, apontamos algumas estratégias para melhorar esse ponto e não deixar seu negócio ser impactado por completo pela situação.

 

Modernize seus processos

 

Se reinventar tem sido o lema para a sobrevivência de muitas empresas frente ao cenário econômico atual, e funciona. 

 

Ficar atento às tendências de varejo para 2021, bem como analisar processos periodicamente em busca de melhorias, são fatores essenciais para não deixar seu negócio ser abatido por crises.

 

Então, estude novas tecnologias e processos. O que empresas bem-sucedidas atualmente tem feito, que podem funcionar também no seu negócio? Não se acomode, e motive seus colaboradores a trilharem o caminho da melhoria contínua.

 

Pode parecer um papo motivacional, mas quer ver só como ser flexível hoje em dia faz toda a diferença? Confira o próximo tópico.

 

Se adequar às constantes mudanças de hábito do seu público

 

Quando o seu público evolui e cria novas necessidades, mas a sua empresa não, o público irá até à concorrência que ofereça o que ele precisa.

 

Neste ponto, estar alinhado com as mudanças dos clientes é essencial. Pense que assim como o seu negócio foi impactado pela pandemia do Covid-19, as pessoas, de forma individual, que formam o seu público-alvo, também foram.

 

Por isso, receber feedbacks dos clientes, bem como, estar atento às suas atuais necessidades é essencial. Estude e veja como está o hábito de compras do seu público, seus produtos estão alinhados a tais demandas?

 

Neste sentido, a Accenture aponta que “A crise altera fundamentalmente a forma como e o que consumidores compram e acelera mudanças estruturais imensas no setor de bens de consumo, por exemplo. Tão logo passe a ameaça do vírus, as companhias precisarão considerar o impacto dessas mudanças no jeito de desenhar, comunicar, construir e operar as experiências que as pessoas necessitam e desejam”.

 

Algumas dicas para se manter relevante no mercado e acompanhar os hábitos dos consumidores são:

 

  • Invista em marketing digital;

  • Estratégias em mídias sociais podem trazer o público para mais perto de você;

  • Utilize um CRM.

 

Podem soar como gastos, mas a presença digital e o uso de um sistema inteligente são primordiais mesmo em lojas físicas. Além disso, garantem um ótimo retorno a longo prazo.

 

Controle de custos e despesas

 

Segundo o site Comunidade Sebrae, controlar o quanto a empresa gasta é algo que deve ser feito cotidianamente pelo empreendedor. O básico do controle de custos e despesas para um período de crise é a realização do corte daquilo que não impacta diretamente na qualidade dos produtos.

 

Dito isso, é hora de colocar na ponta do lápis o que é essencial e vai trazer retorno, e o que é dispensável. Mas sem achismos, é necessário identificar diretamente onde é possível cortar gastos na empresa, sem que isso interfira na qualidade dos processos.

 

Inclusive, neste ponto uma dica seria fazer o estoque girar mais rápido. Para isso, as negociações com fornecedores podem fazer a diferença. Trabalhe com a possibilidade de compras em menor quantidade. Em caso de produtos que podem estragar facilmente, por exemplo, é válido fazer compras com mais frequência, do que em maior volume.

 

Invista em marketing de qualidade

 

Estar presente na mente do consumidor é crucial para ficar à frente da concorrência, e é aí que o marketing entra na história.

 

Já mencionamos o uso de ferramentas de marketing digital, que em meio a um isolamento social, como o que vivemos, é umas das estratégias mais inteligentes para se manter relevante no mercado.

 

No entanto, isso não é regra, e você deve estudar quais estratégias de publicidade melhor se encaixam e funcionam para o seu negócio. 

 

Qualidade dos produtos e serviços

 

Que o ramo do varejo é altamente competitivo, não é novidade, por isso é necessário garantir o pacote completo: atendimento, serviços e produtos de qualidade.

 

Para isso, é hora de analisar seus fornecedores e parceiros comerciais. No varejo, a venda de produtos de utilidades domésticas, por exemplo, é acirrada. Logo, a qualidade em todos os fatores será determinante para uma pessoa escolher a sua loja ou a do concorrente.

 

Escolha seus fornecedores com cautela, considerando desde os produtos, qualidade do suporte, bem como, as vantagens e diferenciais que eles oferecem, que podem ser usados nas suas relações comerciais.

 

E então?

 

Que o cenário econômico atual impacta nas negociações e resultados nos mais variados segmentos de mercados, não há dúvidas. Por isso, neste conteúdo, buscamos mostrar como é possível amenizar esta questão.

 

Esperamos que as informações apresentadas sejam úteis para dar um norte ao seu negócio e driblar as dificuldades presentes no mercado atual. Agora, se ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco


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Publicado por Adove

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