6 dicas para uma boa gestão de compras no varejo

6 dicas para uma boa gestão de compras no varejo

Como você realiza a sua gestão de compras? É comum que o responsável por este setor encontre algumas dificuldades em sua rotina, seja no relacionamento com fornecedores, gestão de estoque ou no acompanhamento de indicadores, por exemplo. 

 

São diversas as ações que impactam no sucesso das compras. Neste conteúdo reunimos 6 dicas que podem contribuir com o seu dia a dia e tornar esta atividade mais estratégica. 

 

Boa leitura!

 

Gestão de compras: por que é tão importante?

 

A gestão de compras é uma das atividades de maior importância no setor do varejo. Isso porque é ela que abastece as prateleiras e vitrines, e torna possível que as lojas comercializem seus produtos. 

 

Um bom controle de compras ajuda a trazer produtos de qualidade e com preço competitivo para a loja, aumentando a demanda do negócio. 

 

Este processo envolve diversas atividades e ações, como o planejamento, a negociação com fornecedores, análise das demandas, conferência e recebimento dos pedidos, aprovações de pagamento, e muito mais. 

 

Mas ainda mais importante, este setor precisa ser estratégico. A maneira como as compras são conduzidas influencia diretamente no faturamento e margem de lucro da loja. 

 

Caso os preços de compra dos itens superem o lucro obtido com a venda, a conta do negócio entra no vermelho e os riscos de falência se multiplicam. Portanto, a lucratividade precisa ser um dos focos do gestor de compras. 

 

Entretanto, isso não significa comprar os itens mais baratos e revendê-los a um preço maior. Para que o crescimento seja sustentável e sua loja fidelize os clientes, é importante contar com produtos de qualidade. 

 

Reunimos a seguir 6 dicas para contribuir neste processo e gerar insights de como você pode otimizar a sua gestão de compras. Confira:

 

 

1 Defina seus requisitos para compra

 

Você tem os requisitos essenciais para comprar cada tipo de produto? Mesmo que sua loja tenha um extenso mix de produtos, definir as características e requisitos que não podem faltar na hora de realizar um pedido com seus fornecedores é fundamental. 

 

Estes requisitos podem estar relacionados aos valores, preço sugerido de venda, prazos de pagamento, entre outros aspectos. O importante é saber definir o que sua loja não abre mão e alinhar com os fornecedores. 

 

Assim, na hora da compra, tomar uma decisão assertiva e estratégica é muito mais fácil. 

 

Uma dica extra para este processo é alinhar os requisitos com todas as pessoas envolvidas no setor de compras, e caso seja utilizado algum sistema de gestão ou controle dos pedidos, registre essas informações nele. 

 

 

2 Escolha seus fornecedores com atenção

 

Se você já teve problemas com entregas, trocas ou suporte dos fornecedores, sabe a importância de fazer negócio com uma empresa confiável. 

 

Os fornecedores fazem parte do sucesso do seu negócio, e portanto, devem ser verdadeiros parceiros da sua loja, e não apenas intermediários. Quando você estabelece um relacionamento vantajoso e duradouro com seus fornecedores, é comum realizar boas negociações, encontrar oportunidades de crescimento das vendas e ter todo o apoio necessário para a sua loja. 

 

Nesse sentido, na hora de escolher com quem você irá fazer negócio, busque por empresas com experiência e credibilidade em sua área de atuação, e que tenham bons produtos a oferecer. 

 

Produtos de qualidade, alta demanda e linhas completas são excelentes para trazer mais clientes e vendas. Além disso, busque alinhar desde o início com o fornecedor questões relacionadas ao pagamento e prazos de entrega. Isso evitará os principais problemas enfrentados pelo varejo.

 

Um relacionamento de longo prazo com seus fornecedores é muito mais vantajoso.

 

3 Avalie o desempenho dos seus fornecedores

 

Se engana quem pensa que após fazer uma boa escolha de fornecedores, não é mais preciso se preocupar com esta questão.

 

Como o mercado, preços, impostos e até mesmo os objetivos dos negócios mudam constantemente, é necessário manter um monitoramento do desempenho dos fornecedores, e se a parceria está sendo realmente vantajosa. 

 

Avalie periodicamente seus fornecedores e negociações para garantir que o relacionamento comercial esteja alinhado aos seus objetivos e necessidades. 

 

Entre os aspectos que podem ser avaliados, estão:

  • O cumprimento dos prazos de entrega.

  • As variações de preços dos produtos;

  • Qualidade do atendimento;

  • Flexibilidade para atender suas demandas.

 

4 A gestão de estoque faz parte do processo

 

Para ter uma visão estratégica do setor de compras e sempre adquirir os melhores produtos no período correto, a gestão de estoque é indispensável. 

 

Seja responsabilidade do gestor de compras, ou direcionada a outros colaboradores, do setor, é preciso que o controle de estoque esteja sempre em monitoramento.

 

Entender os produtos que ficam parados no estoque, os que costumam faltar e o que depende de sazonalidade contribui diretamente para as atividades de compras. 

 

5 Acompanhe a demanda dos consumidores

 

Sua loja precisa vender o que os clientes estão procurando. Por isso, um gestor de compras deve se manter atento às tendências e comportamento do consumidor, e analisar os indicadores de vendas da loja. 

 

Ao alinhar a aquisição de produtos às demandas dos seus clientes, você cria um ciclo de consumo que contribui para o crescimento das vendas e do faturamento. 

 

6 Análise de resultados

 

Por fim, acompanhar os indicadores do seu setor também é essencial para uma boa gestão de compras. 

 

Para isso, ter um amplo entendimento do objetivo do negócio e integrar o departamento com as outras áreas contribui com as suas estratégias, e também com os resultados. 

 

Outro ponto importante é contar com meios de coleta e análise de dados que facilitem a sua rotina. Um bom sistema de gestão traz uma visão mais analítica, além de centralizar informações e facilitar as suas análises. 

 

Vamos colocar em prática?

 

E então, como está a sua gestão de compras? 

 

Neste conteúdo buscamos apresentar a importância desta atividade para o sucesso de um negócio varejista, e alguns dos principais pontos para adquirir produtos de forma estratégica. 

 

Esperamos que estas dicas tenham contribuído com o seu trabalho! 

 

Para conferir mais conteúdos como este, acesse nosso blog.

Publicado por Adove

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