Saiba como melhorar a exposição de produtos na loja

Saiba como melhorar a exposição de produtos na loja

O setor de varejo vem passando por uma série de mudanças que estão aumentando a competitividade no setor. Para garantir sua sobrevivência, os profissionais da área estão buscando ferramentas que os ajudem a atender o consumidor de forma eficiente e lucrativa. O espaço ocupado nas prateleiras das lojas e seu impacto na venda do produto vem se destacando neste contexto.


Cabe ao varejista gerenciar o estoque dos produtos que comercializa, e agregar valor para seus consumidores. A exposição dos produtos de maneira organizada, por exemplo, auxilia na escolha do cliente, gerando mais satisfação no processo de compra.


Portanto, confira neste artigo como melhorar a exposição de produtos na sua loja!

 

Qual a importância de expor corretamente os produtos?

 

Deixar o ambiente organizado é um dos fatores determinantes na decisão de compra dos clientes e também em como eles se relacionam com a loja, o tempo que gastam dentro do estabelecimento, a maneira como circulam pelos corredores e, assim, como promovem a loja para conhecidos e amigos.

 

Além disso, quando os produtos são apresentados da maneira correta, é possível oferecer ao consumidor uma experiência positiva de compra.

 

 

Vale ressaltar que de acordo com a forma com que se apresentam as mercadorias na loja deve-se levar em consideração as particularidades de cada produto.

 

Dessa maneira, nesses casos, é necessário se preocupar muito além das questões visuais e assegurar que a exposição aconteça nos padrões e normas das agências fiscalizadores. 

 

Descubra agora como melhorar a exposição de produtos na sua loja. Confira a seguir!

 

Organize os produtos em categorias

 

Criar uma boa experiência aos consumidores é essencial para as vendas. E para isso é preciso deixar os produtos sempre muito bem organizados, para que os consumidores tenham facilidade em encontrar e identificar qualquer produto. 

 

Um bom exemplo de categorização dos produtos é por finalidade de uso. 

 

Além de usar as placas chamativas e indicativas, é possível, também, colocar placas nas prateleiras e organizar os produtos por lógica e proximidade. 

 

Deixe a sua vitrine impecável

 

Ela é a porta de entrada da sua loja, por isso deve ser perfeita! Uma vitrine bem montada não só atrai clientes para sua loja, mas também é seu cartão de visita para públicos novos e antigos.

 

No entanto, se ao entrar em sua loja, houver muita desorganização, de nada vale uma vitrine perfeita. Para isso, planeje adequadamente toda a organização interna e externa para que estejam bem alinhadas.

 

Conheça bem os seus clientes

 

É essencial poder contar com informações sobre como o consumidor se comporta no ato da compra. Você pode conseguir essas informações de diversas maneiras, como pesquisas com os clientes, ou até mesmo informações vindas de fornecedores.

 

Essa dica é crucial para todo o tipo de negócio. Se, por exemplo, seu público for majoritariamente feminino, deixe perto da frente de caixa itens que podem interessá-lo enquanto espera na fila. Assim como se ele for de maioria masculina, pode ser estratégico deixar nesse mesmo local produtos que atraiam a sua atenção.

 

Crie um ambiente com uma boa iluminação

 

Muita gente não dá importância, mas a iluminação desempenha um grande papel na percepção que os clientes têm da sua loja. E aqui entra mais uma vez a experiência oferecida.

 

Um ambiente muito escuro pode fazer com que os clientes sintam-se pouco acolhidos, assim como uma luz muito forte pode cansar a vista e fazer com que o cliente saia da sua loja e acabe não comprando nada.

 

Na exposição dos produtos utilize luzes diretas que façam ficar em destaque linhas específicas, com foco em promoções, lançamentos e produtos que precisam girar no estoque.

 

Estimule a compra por impulso

 

Despertar o desejo de compra por impulso é uma excelente estratégia para aumentar as vendas. Para isso a exposição dos produtos deve ser feita em locais estratégicos, como em gôndolas próximas ao caixa.

 

Também é interessante investir em uma boa divulgação das promoções, a fim de reforçar sempre as vantagens de se comprar naquele momento.

 

O objetivo é que o cliente sinta um desejo instintivo de que precisa comprar aquele produto naquele momento, para isso é sempre interessante utilizar gatilhos como os de urgência e escassez. Também vale muito a pena colocar os principais produtos nas gôndolas onde as pessoas costumam circular com maior frequência.

 

Aproveite as datas sazonais

 

Existem algumas épocas do ano que são ótimas oportunidades para repaginar a configuração da sua loja, como nas datas festivas, onde você pode aproveitar a demanda dos produtos específicos para aquela determinada data e abusar na exposição, por exemplo, na Páscoa e no Natal.

 

Todos os estabelecimentos podem receber uma decoração temática ou até mesmo ações artísticas que são contratadas para entreter principalmente as crianças e conquistar os pais.

 

Portanto, é muito importante deixar um local para destacar o produto principal.

 

No local do produto em destaque a experiência gerada ao cliente deve ser o foco para que ocorra uma compra satisfatória e não apenas a exposição do produto de um modo frio. Essas ações ajudam a criar um clima mais favorável à compra e é mais agradável ao cliente.

 

Ouse na exposição de produtos

 

Você já deve ter percebido que, para ter bons resultados em suas vendas, é preciso estar ligado nas tendências e ter bastante criatividade em inovação, para sair da disposição clássica de produtos. 

 

Materiais de PDV são excelentes opções em que você pode investir, banners, faixas, luminárias de LED, enfim, use a comunicação visual. Deixe seus produtos atraentes e em destaque.

 

Não tenha medo de inovar. Somos influenciados pelo visual das coisas e gostamos de novidades. Porém, atente-se e tome cuidado com os excessos.

 

Bônus: instalação de pontos extras

 

Expor um produto em um local adicional não é necessário apenas para produtos que estão em promoção. Pode ser apenas o destaque de um produto de alta qualidade que esteja com o mesmo preço dos demais itens ou que esteja com uma diferença bem pouca dos demais. 

 

Mas por que destacá-lo apenas por isso? Pois, se ele estiver apenas no corredor dos produtos comuns e similares, o cliente pode não perceber. Deixando-o em um ponto extra, de forma adequada, com expositores próprios, você consegue induzir as pessoas a comprarem.

 

Existem muitos estudos relacionados ao varejo que mostram que os compradores adquirem em média de 20% a 30% a mais do que pretendiam comprar antes de entrar no estabelecimento. Ou seja, planejando as estratégias já citadas, é possível aumentar ainda mais essa porcentagem, o que gera uma receita adicional para o seu negócio.

 

Mas, mesmo que esse aperfeiçoamento seja uma prática constante, deve-se saber executar todas as ações. Caso contrário, o local pode acabar ficando confuso para os clientes ou poluído pelo excesso de informações, dificultando a passagem das pessoas ou o alcance de mercadorias.

 

Como você pode ver, expor produtos em seu ponto de venda não é apenas essencial para aumentar as vendas, mas também para a imagem de sua marca. Afinal, você precisa deixar uma impressão positiva no seu público para gerar fidelização.

 

Então, comece a trabalhar agora mesmo na exposição dos seus produtos!

 

Você tem clareza sobre a jornada de compra do seu cliente? Confira este outro artigo em nosso blog. Você tem clareza sobre a jornada de compra do seu cliente?

 

 

Publicado por Adove

Publicado por: