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As estratégias de gestão no varejo são ferramentas que ajudam no crescimento e desenvolvimento dos resultados. Entender por onde começar a construir esse conjunto de ações é essencial para prevenir erros.
Pensando nisso, listamos algumas das principais estratégias de gestão e dicas de como elaborá-las. Além disso, contextualizamos a importância dessas práticas para o sucesso do seu negócio.
Boa leitura!
As estratégias de gestão do varejo são inúmeras e passíveis de serem aplicadas em diferentes áreas. Isso porque a coordenação de uma loja deve estar atenta aos vários setores, envolvendo diferentes atuações.
Aqui é preciso administrar o controle de estoque, fluxo financeiro, exposição do produto, experiência do cliente e engajamento do funcionário, por exemplo. Tudo isso exige muito esforço e atenção. Por isso, é importante sempre revisar as estratégias para encontrar gargalos e pontos de melhoria.
Para otimizar a gestão é necessário, antes de mais nada, conhecer muito bem o público-alvo da loja, o formato de vendas que melhor irá satisfazer os desejos e demandas dos seus clientes e, principalmente, as características que diferenciam o seu varejo da concorrência. Para, somente assim, garantir boa vantagem competitiva e rentabilidade.
Logo, podemos afirmar que o grande objetivo de uma estratégia de gestão no varejo é garantir a criação de diferenciais mercadológicos para se manter relevante no setor.
No cenário atual, é preciso saber aproveitar o momento favorável para crescer no varejo e se destacar. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), citado pela CNN, 204 mil novas lojas no Brasil foram abertas ao longo de 2021. Esse número demonstra o aumento da competitividade do mercado.
Portanto, o papel das estratégias de gestão neste contexto é fornecer segurança e sustentabilidade ao varejo para não sofrer efeitos com as mudanças mercadológicas do setor. O intuito é garantir estabilidade financeira, com bom desempenho, para que a loja se mantenha relevante a longo prazo.
Cabe destacar que a estratégia refere-se ao conjunto de ações que visam superar algum problema ou ressaltar pontos fortes do negócio. O importante é destacar habilidades e competências para antecipar e prevenir crises e, assim, garantir o sucesso das atividades.
Pensando na importância desse processo, separamos a seguir algumas estratégias de gestão que podem ser aplicadas no varejo. Confira!
Em um cenário cada vez mais tecnológico, é indispensável a resiliência quanto ao digital. Com as transformações causadas pela pandemia, foi possível observar o papel da tecnologia na contenção de danos e no desenvolvimento do negócio.
Dessa forma, há como implementar a tecnologia em diferentes atividades e práticas do seu varejo, de maneira estratégica, para centralizar informações e coletar dados importantes para o negócio.
Ou seja, é possível fidelizar os clientes ao apostar em soluções inovadoras e que agradam seus hábitos de consumo. Uma pesquisa da CumpomValido, aponta que é esperado um crescimento de compras online em 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025. E no Brasil, a taxa desse crescimento é duas vezes maior do que a mundial.
No entanto, a tecnologia pode ser implementada não somente para atender às novas demandas do consumidor, como a de pagamento digital, por exemplo. Ela também pode ser usada para a organização da gestão.
A partir de um software de controle é possível gerar um banco de dados atualizado que permite a documentação de mudanças no comportamento do consumidor, do mercado e avaliações quanto a essas alterações. O que facilita a tomada de decisão e a implementação de novas estratégias de gestão de compras ou de marketing, por exemplo.
Usar a tecnologia a favor da gestão é sinônimo de automação, otimização e maior inteligência. Ter uma administração baseada em dados é fundamental para prevenir erros e estar à frente da concorrência ao identificar novas tendências e espaços de crescimento.
Seguindo a lógica da estratégia anterior, é preciso saber controlar os dados estrategicamente para além da coleta. Até porque, cada negócio possui meios diferentes de adquirir tais informações, principalmente aqueles que ainda não estão maduros digitalmente.
Aqui, o principal objetivo é automatizar o que foi levantado e organizá-los de maneira a conectá-los entre si e, assim, gerar insights de todo o contexto do negócio.
É preciso considerar diferentes perspectivas do negócio para alinhar as metas e objetivos da loja. Como, por exemplo, aumentar a venda de um determinado produto ou destacar diferenciais de outros.
Em resumo, o intuito de uma boa gestão de dados como estratégia do negócio é transformar esses dados e informações em ativos inteligentes e reais para guiar as ações do varejo.
Para isso é necessário estipular KPIs de performance que colaboram com o acompanhamento e detectam padrões e erros.
A correta gestão dos clientes no varejo só pode ser realizada com a ajuda das anteriores. Aqui o objetivo é fidelizar, reter e adquirir novos clientes, com o apoio dos dados coletados sobre o comportamento de compra.
A estratégia aqui é usar as informações sobre o perfil do cliente, sejam elas econômicas, pessoais e de consumo. É possível coletar essas informações por meio de cadastros em lojas físicas ou com a ajuda do Marketing nos ambientes digitais.
Dessa forma, será possível compreender o tom de voz necessário para estabelecer comunicação e segmentar os clientes em grupos para o envio de mensagens personalizadas de promoções, por exemplo.
Isso inclui, também, ações de programas de fidelidade, cupons de desconto, cashback, entre outros. Com as informações de cada perfil pode-se programar o envio de campanhas para cada um, automatizando o contato e incentivando o aumento de compra.
Tudo isso afeta diretamente na fidelidade e experiência do cliente. De acordo com dados da Zendesk e da Gartner, apontados pelo Meio&Mensagem, 76% dos consumidores esperam por alguma forma de personalização, ajudando a fidelizá-los e aumentar, consequentemente, a receita da empresa em até 70%.4
Como vimos, as estratégias de gestão de vendas podem ser desenvolvidas com a ajuda dos insights gerados nas práticas anteriores. E no varejo elas estão geralmente relacionadas a loja física. Isso não significa que não seja possível destacar produtos de maneira digital, com a ajuda da criação de conteúdo, por exemplo.
No entanto, aqui estamos falando de layout do PDV, exposição de produtos, fornecimento de peças complementares e estímulos de vendas casadas.
Em um primeiro momento, é importante mapear os pontos de calor da sua loja para compreender como expor os produtos. Reorganize de acordo com as categorias dos itens e coloque os complementares próximos. Assim, você estimula a compra de peças não planejadas, aumentando o valor.
Também invista em ambientação, limpeza, organização e elementos que destacam os produtos, como embalagens, gôndolas e prateleiras. A correta disposição dos produtos é capaz de aumentar o volume de vendas.
Esses cuidados destacam produtos parados no estoque, colaborando com o desenvolvimento de maior aderência. O importante é estar sempre alinhado com as informações do estoque para compreender qual estratégia adotar: apostar em produtos de maior valor ou ressaltar aqueles com baixo giro.
Complementando a estratégia anterior, é preciso que a gestão de estoque seja eficiente, controlada e focada na construção de uma planejamento estratégico com base na assertividade e na rotatividade dos pedidos. O que facilita o controle da entrada e saída deles.
Para isso, é preciso estar atento ao giro de estoque. Esse é um indicador que colabora com o entendimento das vezes em que os produtos foram convertidos em vendas. Tudo com base em um período estipulado para a análise.
Com essa métrica é possível identificar itens de qualidade, quais estão afetando a saúde financeira e como eles impactam no comportamento do consumidor. Assim você conseguirá montar o melhor mix de produtos e reavaliar as estratégias de compra.
O importante é fazer uma análise completa juntamente com as outras áreas, incluindo a gestão de logística. Afinal, ela é a responsável por realizar a entrega do produto, de maneira rápida, prática e fácil. E isso só será possível com a ajuda das informações dos itens disponíveis no estoque.
Todas as estratégias citadas afetam diretamente a experiência do cliente. Atualmente não há mais como planejar o negócio sem colocar as necessidades dos consumidores como norteadores principais.
Por isso, se deseja compreender mais como fidelizar os seus clientes, clique aqui para encontrar mais 7 boas práticas.
Publicado por Adove
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