7 estratégias de gestão de estoque para aplicar no varejo

7 estratégias de gestão de estoque para aplicar no varejo

A gestão de estoque facilita o trabalho diário de uma loja de varejo porque é o estoque que dita como funcionará o seu atendimento e se há produto para ser vendido. Logo, sem ele, não há negócio e, muito menos, lucro.

 

Sendo assim, há necessidade de se ter uma boa gestão para organizar e prever possíveis faltas, sem deixar o estoque vazio e paralisar o trabalho da loja. 

 

Então, nesse artigo você verá a importância de ser ter uma boa gestão de estoque além das principais estratégias e dicas para administrar essa reserva.

 

Importância da gestão de estoque

 

Uma gestão de estoque administra, organiza, controla e estrutura os produtos disponíveis no armazenamento. A função está longe de ser somente definida como o equilíbrio entre o que se tem para ser vendido e o que não tem.

 

Aqui é feita uma análise completa dos resultados de vendas, do comportamento do consumidor e da avaliação do que está em dia com as transformações e tendências do mercado ou não. Uma boa gestão de estoque prevê faltas e aposta em mercadorias de alto giro. 

 

Sendo assim, uma gestão de estoque eficiente contabiliza os produtos, identifica os itens parados ou que possuem pouca saída, verifica se há perda de produto e evita a falta de venda por insuficiência no estoque.

 

Dessa forma, essa administração se torna essencial para bom funcionamento do negócio, aumentando a produtividade e o desempenho das vendas. 

 

Com isso, é importante saber os tipos de estoque para entender qual é a melhor forma de gerir. São eles: 

 

  • Estoque de ciclo: este é adotado por empresas que fabricam seus próprios produtos e vendem mais de um tipo de mercadoria. Contudo, não conseguem fabricar todos ao mesmo tempo. Logo, é criado um ciclo de produção que determina qual será a quantidade produzida daquele produto em x horas;

  • Regulador: esse é um método de segurança. Aqui é deixado uma quantidade a mais do produto em caso de índice alto da saída, seja por sazonalidade ou por outro motivo. Esse estoque pode ocorrer, também, em uma filial de algum negócio por possuir um maior espaço para o armazenamento daquela mercadoria;

  • Canal: aqui ocorre a soma e a administração dos produtos que estão em transporte da fábrica até a loja de varejo. Ter esse estoque estruturado e organizado evita a compra desnecessária de mais produtos;

  • De antecipação: o funcionamento dele está ligado a antecipação de compra de um produto de acordo com a análise do comportamento do perfil do cliente ou por questões sazonais. Dessa forma, o estoque de algum produto terá um número maior em determinada época de forma prevista. 

 

7 estratégias de gestão de estoque

 

Agora que já vimos a importância de ter uma gestão de estoque eficiente e quais são as principais categorias de controle, a seguir uma lista com algumas dicas e estratégias para aplicar no varejo. 

 

1 Planejamento (a longo prazo)

 

Esse é o primeiro passo estratégico para uma gestão de estoque assertiva. Nesse momento ocorre a análise de todos os dados e indicadores da sua loja de varejo. Aqui é preciso conhecer o público-alvo, entender o seu comportamento de compra e estudar o desempenho de cada produto.

 

Assim, o giro de estoque é estabelecido e você consegue prever e evitar possíveis paralisações e crise. O planejamento, além de envolver o que já foi citado, abrange também a pesquisa e contato com fornecedores. Logo, confie somente naqueles que possuem credibilidade no mercado e produtos de qualidade, evitando atrasos e abastecimento excessivos no estoque.

 

2 Atualize os inventários 

 

O inventário facilita a organização do estoque. E a confirmação constante dos dados sobre a quantidade dos produtos que estão à venda ajuda a identificar se concordam com a quantidade do estoque. 

 

Essa frequência do monitoramento indica produtos vencidos ou que possuem alguma avaria e, portanto, não podem ser vendidos. Além disso, fiscaliza e faz o devido registro de movimentação das mercadorias para acompanhar e controlar a entrada e saída de cada produto.

 

3 Previsão de demanda

 

Essa dica está completamente relacionada com a parte de planejamento. Com a previsão correta da demanda, você consegue evitar compras desnecessárias de produtos que possuem baixa saída e investe naqueles que o público prefere.

 

Com análise assertiva da demanda, você reduz gastos desnecessários e, consequentemente, aumenta o lucro. Por isso, esteja atento ao comportamento do cliente para entender a demanda e providenciar o estoque adequado de cada produto.

 

4 Atenção às sazonalidades

 

 

Estar atento às sazonalidades complementa a dica anterior. Organizar o estoque para estar coerente com as vendas sazonais é essencial para manter o negócio saudável.

 

Ou seja, é preciso estar de acordo com datas comemorativas, feriados, férias e estações do ano, por exemplo. O que vai definir qual desses períodos do calendário serão importantes para o seu negócio, será a categoria de produto e objetivo do seu negócio.

 

Para o varejo, as férias e datas comemorativas são bastante importantes e aumentam a quantidade de vendas. Por isso, a importância de ter um estoque correspondente a demanda dessas épocas. 

 

5 Curva ABC

 

Segundo Ballou, autor citado no estudo sobre a importância da gestão de estoque no varejo, 80% das vendas são resultados de 20% dos produtos. E esse método, visa identificar quais são as mercadorias mais importantes para o seu negócio, para assim aplicar a melhor gestão. 

 

Dessa forma, ocorre uma classificação de produtos que estarão nas classes A, B ou C. Sendo o A, o grupo dos mais importantes. Com isso, os produtos de classe A são estocados por pouco tempo, os do B permanecem em estoque por 30 a 60 dias, quanto os do C ficam por 120 a 180. Assim, você saberá a quantidade ideal para cada produto.

 

6 Sistemas integrados

 

 

Invista em tecnologias e softwares que facilitarão a gestão de estoque. Ou seja, tenha um sistema integrado que vai fazer a conexão e ligação entre os dados e informações da indústria, do varejista, da distribuição, dos prontos de vendas e de todo o processo. 

 

Assim, fica mais fácil saber quais ações tomar porque as informações necessárias para as análises serão adquiridas em tempo real, otimizando o trabalho da gestão. 

 

7 Comunicação facilitada 

 

Para que a dica anterior seja eficiente, é preciso treinar os colaboradores a terem o olhar mais estratégico e crítico. Além disso, incentivar a comunicação poderá agilizar os processos também. Saber o que está acontecendo em cada etapa pode ajudar a solucionar uma questão quanto a gestão do estoque. 

 

Por fim, estimule um maior contato com a indústria, também, para obter os resultados quanto ao produto com mais rapidez. 

 

Próximo passo

 

Após ter visto a importância de ter uma gestão de estoque eficiente para obter um maior desempenho, além das 7 boas práticas para aplicar no varejo, você pode clicar aqui para ter acesso a mais dicas. Neste artigo mostramos como ter a melhor gestão de compras no varejo. 

 

Publicado por Adove

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