Ship from store no varejo: descubra como usá-lo para ter mais competitividade no mercado!

Ship from store no varejo: descubra como usá-lo para ter mais competitividade no mercado!

O varejo é um verdadeiro oceano de possibilidades. Quem atua nesse ramo precisa saber navegar bem entre as novidades e pegar carona na maré de tendências que surgem de tempos em tempos.


Neste sentido, hoje vamos falar sobre Ship from store, já ouviu ou sabe o que significa esse termo? Parece algo rebuscado, mas na verdade é bem simples e, o principal, uma opção muito vantajosa para negócios no varejo.


Já adiantamos que podemos tratar o Ship from store como um modelo de gestão, com resultados de encher os olhos. Ao continuar a leitura deste material você descobrirá como ele funciona, suas vantagens e como é capaz de melhorar a experiência do cliente em níveis bem interessantes.


O que é Ship from store?


Uma imagem contendo Texto  Descrição gerada automaticamente 


Se o cenário econômico atual tem impactado nas suas negociações e resultados, o ship from store pode ser uma ótima oportunidade para mudar esta situação. Antes de explicarmos o termo, considere o seguinte exemplo feito pelo Diário do Comércio:


Em busca de um novo sofá, o consumidor decide por um modelo que viu na vitrine de uma loja a um quarteirão de sua casa. Sem tempo de visitar a loja física para realizar a compra, esse mesmo consumidor busca pelo item no e-commerce da varejista e o encontra.


Por ali, descobre tudo o que precisa sobre o sofá – tamanho, material, cor e preço. Ele dá sequência à compra e quando chega no último passo, é informado que o prazo de entrega é de quase um mês. Além disso, o frete custa cerca de 10% do valor total do produto.


Inevitavelmente, surge o pensamento: como algo tão perto e disponível pode demorar tanto a chegar e custando tão caro?


De acordo com a pesquisa mais recente feita pelo Reclame Aqui sobre o assunto, é nesse passo da jornada de compra que muitos clientes desistem, ou seja, abandonam carrinhos e os negócios perdem volume de vendas. O material mostra que o valor do frete é o principal motivo de desistência para 63,9% dos consumidores. Na sequência, 18,6% reclamam do prazo de entrega do produto.


É aí que o Ship from store entra em cena!


Usando o estoque da loja física para atender aos pedidos realizados em algum canal virtual, o  Ship from store é uma tendência para redes de varejo que chegou de mansinho e promete se consagrar -  ao que tudo indica, veio para ficar.


Ou seja, é como se a loja física também fosse um centro de distribuição omnichannel, que atende o cliente que a visita, mas também aquele que fecha a compra pelo site. 


Como esta estratégia funciona?



Em um envio de compras online tradicional, assim que feita a compra, o pedido é direcionado para um centro de distribuição que vai prosseguir com todo o processo para o envio do produto.


No ship from store, essa jornada de compra e logística é otimizada em prol da melhor experiência do cliente. Assim que a compra é feita, o sistema identifica a loja mais próxima que tenha o respectivo produto. Não é preciso centros de distribuição, uma vez que as mercadorias ficam nas lojas físicas da rede de varejo.


Ou seja, é como um modelo de gestão comercial, que usa a logística como diferencial e transforma cada loja em um pequeno centro de distribuição, tornando os prazos de entrega e valor de frete bem mais atrativos.


Exemplos de empresas que fazem Ship from store no varejo


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Com o objetivo de garantir entregas mais rápidas e baratas para seus consumidores, as gigantes do varejo Magazine Luiza e a Leroy Merlin fazem a estratégia do ship from store, mas elas não são as únicas.


Recentemente, para driblar as dificuldades vindas com a pandemia do Covid-19, a Lindt - fabricante e varejista de chocolates premium - também adotou esta estratégia. O site Mercado de Consumo detalha que a varejista Lindt, aproveita o estoque das próprias lojas físicas para atender as vendas feitas em sua loja virtual.


Assim, os estabelecimentos se tornaram pequenos centros de distribuição, garantindo que os produtos cheguem rapidamente e em perfeito estado à casa do consumidor.


5 Principais vantagens de aplicar o Ship from store na sua rede de varejo


1. Controle de estoque e menos desperdício: A rede de varejo conseguirá ter mais precisão no que compra com base no histórico de saída dos produtos. Isso colabora para um estoque com itens que trazem maior retorno e com quantidades adequadas à demanda do mercado. 


2. Mais economia e agilidade: Mesmo se o valor do frete ainda não agradar o cliente, ele pode comprar pelo site e retirar o produto na loja mais próxima.


3. Fidelização de clientes: Produtos de qualidade são primordiais para conquistar os consumidores, mas a garantia de uma entrega rápida e econômica aumenta ainda mais as chances dos clientes voltarem a comprar na sua loja. 


4. Aumento de vendas: A modalidade Ship from store, além de atrair novos clientes, vai manter a recompra de quem já teve essa experiência com a sua loja. 


5. Agilidade na entrega e custos menores: A distância da entrega será menor e mais organizada, logo o valor do frete diminui, assim como o tempo de entrega.


Dicas para você começar a fazer Ship from store



Para fazer Ship from store na sua rede de varejo, existem alguns pontos que precisam de atenção:


Se prepare para a logística reversa: É comum uma maior taxa de trocas em compras online, então prepare suas lojas para receber trocas e devoluções. Estar preparado para isso, irá reduzir os custos do processo e garantir experiência de qualidade ao cliente.


Tenha espaço adequado: Como é o espaço físico e estoque das suas lojas? Para começar a fazer Ship from store, estude sua rede de varejo, a localidade das lojas e do seu público alvo, isso vai ajudar a entender se o seu negócio suporta ou não este modelo de negócio.


Separação e entrega devem ser rápidas: O diferencial desta estratégia varejista está justamente na agilidade. Por isso, tenha uma equipe capacitada para manter o ritmo, além de claro, manter a organização do estoque. Para esse ponto, sistemas inteligentes de gestão de estoque são muito bem vindos.


Entrega rápida: Outro ponto que não pode ficar para trás são as entregas, se isso acontece, todo o objetivo do Ship from store no varejo é perdido. Nessa fase, a parceria com empresas de transporte e logística de qualidade é primordial, preze por um parceiro com modelo de negócio alinhado a esta estratégia.


E então?


Agora você já conhece o Ship from store, uma estratégia que ajuda a aumentar a lucratividade e competitividade da sua rede de varejo, mesmo em um cenário econômico repleto de dificuldades. Se este conteúdo te deu bons insights, aproveite e confira também:

Publicado por Adove

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