Pagamento digital: como as novas tecnologias contribuem com as vendas?

Pagamento digital: como as novas tecnologias contribuem com as vendas?

É possível encontrar diversas maneiras de implementar o pagamento digital no varejo. Esta tendência proporciona muito mais praticidade ao consumidor, e ainda beneficia os lojistas através da redução de custos e melhora da experiência. 

 

Soluções como o PIX ou carteiras digitais tem ganhado cada vez mais atenção dos clientes, e se tornaram diferenciais para as lojas. Em alguns casos, estes meios de pagamento estão se tornando requisitos. 

 

Portanto, continue a leitura para entender mais sobre o assunto e conhecer algumas possibilidades de pagamento digital para o seu negócio!

 

 

Entenda o movimento de pagamento digital no varejo

 

 

O pagamento digital vem ganhando muita força no mercado, e se engana quem pensa que isso acontece apenas nas compras online. Possibilidades de fazer um pagamento totalmente digital na loja física é um diferencial que tem atraído os consumidores e apresentado muitos benefícios. 

 

Isso pode ocorrer através de uma plataforma online, aplicativo, celular, ou carteira digital. Seja com o cartão de crédito, débito ou boleto, é possível ampliar as possibilidades no momento do checkout e utilizar isso a favor do seu negócio. 

 

Ao adotar esta prática, o varejo vai de encontro às principais tendências de transformação digital, e também ao comportamento do consumidor 5.0, que deseja mais facilidade e uma boa experiência em suas compras. 

 

Segundo o site Consumidor Moderno, os famosos programas de fidelidade, que buscavam reforçar o relacionamento entre marca e cliente, estão perdendo sua força por não serem práticos, conforme dados do Relatório Varejo 2021, no qual 64% dos brasileiros acham que esses programas demandam muito tempo.

 

Desta forma, o pagamento digital elimina a necessidade de vincular o cartão de crédito a um programa de fidelidade, melhorando a experiência do consumidor, que não precisa mais manter diversos cartões diferentes em sua carteira. 

 

Frase destacada: A pesquisa ainda mostra que “essa facilidade faria com que 80% dos entrevistados tivessem mais chances de comprar de um varejista.”

 

Outro dado interessante é apresentado por pesquisa da KPMG, sobre os hábitos de consumo em 2021, indicando que conseguir comprar com mais facilidade é o que 26% dos consumidores mais esperam de uma empresa.

 

Por fim, o blog Vindi também apresenta números que comprovam a relevância dos pagamentos digitais no varejo:

 

  • Houve um crescimento de 32% nos pagamentos digitais durante a pandemia; 

  • Aumento de 1.600% nas transações com QR Code durante a pandemia; 

  • Compras feitas por apps em 2020 aumentaram em 30%. 

 

O que o varejo ganha com este tipo de tecnologia?

 

Os números apresentados mostram que esta tendência, de fato, veio para ficar. Mas o que ela pode trazer de benefícios ao varejo?

 

Confira a seguir algumas das principais vantagens deste modelo de pagamentos:

 

Maior praticidade

 

Já mostramos como o consumidor deseja ter mais praticidade em suas compras, e como isso pode fazer a diferença em sua jornada. Mas além disso, o pagamento digital também traz mais praticidade para o varejo e os lojistas, pois melhora a gestão do fluxo de caixa. 

 

O método ainda contribui com mais facilidade e rapidez no checkout, possibilitando que a loja empregue os esforços de seus colaboradores em ações mais estratégicas e em um atendimento mais personalizado. 

 

Amplia as possibilidades de venda

 

Ao contar com mais meios de pagamento, o varejo passa a ampliar suas possibilidades de venda, eliminando diversas objeções dos clientes. O pagamento digital torna tudo mais fácil, inclusive a decisão de compra. 

 

Podemos considerar os novos meios de pagamento quase como novos canais de venda, já que muitas vezes, sem aquela possibilidade, a venda não aconteceria. Você pode utilizar diferentes meios de pagamento como um diferencial, adaptando-se às necessidades e realidade dos clientes. 

 

Integra seus canais online e offline

 

Já falamos sobre o conceito de Phygital aqui no blog, onde os canais digitais e físicos se integram, permitindo que o cliente faça compras online e retire na loja, veja o produto na loja e pague virtualmente, entre outras maneiras. 

 

Ou seja, o pagamento digital é uma ferramenta para tornar isso real em seu negócio. Trata-se do intermediário necessário para colocar em prática diferentes maneiras de vender e se relacionar com seus clientes. 

 

Melhora a experiência do consumidor

 

Se o meio de pagamento garante mais praticidade e facilita a compra, então a experiência do cliente, um conceito amplamente abordado nos últimos anos, com certeza é beneficiada também. 

 

A possibilidade de pagamentos instantâneos, através dos seus aplicativos favoritos ou de um simples QR Code, coloca o cliente no centro do processo de compra. 

 

A experiência do cliente é um dos pontos de maior impacto nas vendas atualmente, e se preocupar com isso é uma prioridade para qualquer negócio. 

 

Contribui para a redução de custos 

 

Outro benefício de apostar nos pagamentos digitais é a redução de custos com certas taxas, como as das maquininhas de cartão. 

 

Cada pequena porcentagem nas compras tem um grande impacto no faturamento final da loja, e conseguir reduzir este tipo de custo pode fazer a diferença na gestão financeira do negócio. 

 

Maior personalização

 

Por fim, podemos citar a personalização como uma ótima vantagem também. Os pagamentos digitais permitem que se tenha uma visão mais ampla do consumidor, e assim, o varejo pode desenvolver estratégias de personalização, customizando o atendimento.

 

Quais são as possibilidades de pagamento digital no mercado?

 

 

PIX

 

O PIX é o meio de pagamento digital e instantâneo criado pelo Banco central, e em uso desde novembro de 2020. 

 

Apesar de recente, este método já ganhou boa parte da preferência dos brasileiros, justamente por ser uma opção muito prática. Dados mostram que desde o lançamento, aproximadamente 75 milhões de pessoas já usaram o PIX, ultrapassando inclusive o número das transferências tradicionais.

 

Esta solução se mostra eficiente para ambas as partes, já que a implementação no varejo é relativamente simples. Conforme orientação do próprio Banco Central, basta:

 

  • Definir onde os pagamentos PIX serão recebidos;

  • Definir o método de recebimento (chave PIX ou QR Code);

  • Verificar a integração dos sistemas utilizados;

  • Capacitar a equipe sobre o sistema e suas vantagens;

  • Informar aos clientes a disponibilidade do PIX como meio de pagamento no seu negócio. 

 

WhatsApp Pay

 

O WhatsApp Pay é outra solução recente do meio digital. Ele permite a realização de transferências entre duas partes, com a condição de que tenham cartões de débito das bandeiras Visa ou Mastercard emitidos por determinadas instituições, como o Itaú, Bradesco, Inter, Nubank, Mercado Pago, Banco do Brasil, entre outros. 

 

Assim como o PIX, este serviço traz mais facilidade ao consumidor e reduz os custos de transações, eliminando as taxas de cartões. Outro ponto positivo é que isso aumenta o fluxo de caixa das lojas, devido ao pagamento à vista. 

 

Além disso, este é um excelente canal a ser explorado pelo varejo, considerando o alto índice de uso do aplicativo, e o crescimento das compras através dele durante a pandemia, quando os negócios tiveram que fechar suas lojas físicas. 

 

Aqui vale um ponto de atenção: empresas que possuem como principal público a geração Z não podem deixar de utilizar este meio de pagamento. O WhatsApp é amplamente utilizado pelos jovens e tem o poder de aproximá-los das marcas, desde que a comunicação seja feita de forma humanizada. 

 

Carteiras digitais

 

Outra forma de pagamento digital que vem ganhando destaque são as carteiras digitais, ou e-wallets. Este tipo de solução substitui a carteira tradicional física no momento da compra. Através de um aplicativo, seja no celular ou smartwatch, por exemplo, a carteira digital armazena os dados financeiros e permite que o pagamento seja feito instantaneamente, por meio do dispositivo. 

 

Hoje já existem inúmeras opções de carteiras digitais, algumas oferecendo inclusive cashback em determinadas compras, o que aumenta o apelo comercial. 

 

Bons exemplos são o PagSeguro, PicPay, PayPal, Mercado Pago e Apple Pay. 

 

É hora de se adaptar

 

E então, este conteúdo ajudou você a entender mais sobre os pagamentos digitais, como eles funcionam e os benefícios que oferecem para o varejo? 

 

Esperamos que as informações apresentadas contribuam para o seu negócio. Se você ainda não utiliza nenhuma destas soluções, esta é a hora de se adaptar à nova realidade. 

 

Para continuar aprendendo sobre as tendências do varejo e como impulsionar suas vendas, acompanhe nosso blog!

 

Publicado por Adove

Publicado por: