Design biofílico: como explorar essa tendência e vender mais no PDV?

Design biofílico: como explorar essa tendência e vender mais no PDV?

A frase “dinheiro nasce em árvore”, nunca fez tanto sentido, como quando relacionada ao assunto que vamos falar hoje: design biofílico. Você sabe o que é?


O design biofílico é uma tendência decorativa que cresce cada vez mais, devido a experiência que proporciona, através de elementos da natureza, como plantas e árvores, mas não apenas. Varejistas que não se atentam a ela, estão perdendo ótimas oportunidades comerciais. 


Continue a leitura para entender os detalhes, saber o que é design biofílico, todas as possibilidades com ele e como essa tendência pode ser vantajosa ao seu negócio.


O que é Design biofílico?


Interface gráfica do usuário, Texto  Descrição gerada automaticamente


O Design biofílico é sobre criar ambientes com elementos da natureza, em prol dos benefícios que esta prática traz. Mas não se deixe enganar, a essência deste tipo de decoração vai muito além de apenas incluir objetos que remetem à natureza.


Para o ambientalista René Dubos, “a relação entre a humanidade e a natureza pode ser uma relação de respeito e amor em vez de estar baseada na dominação. Só atingimos um resultado satisfatório e duradouro se ambos os parceiros são impactados por essa relação, adaptando-se um ao outro. Com nosso conhecimento e senso de responsabilidade, podemos criar ambientes ecologicamente corretos, esteticamente satisfatórios e economicamente recompensadores”.


Com isso, pode-se dizer que a Biofilia é conhecida por muitas pessoas, mesmo que elas nem saibam o nome do termo. Em resumo, é uma forma inovadora de usar elementos da natureza, de forma inteligente e com propósitos, na decoração de ambientes variados.


No varejo, este contexto significa que essa tendência pode promover mudanças no ponto de venda e assim melhorar a experiência do consumidor, além de, claro, ajudar a vender mais - como veremos mais adiante.


Características e benefícios de espaços com design biofílico


Aqui vai um conjunto de informações que descrevem um pouco da essência do design biofílico:


  • Busca conectar a natureza ao ambiente moderno construído;

  • Incorporar elementos da natureza diretos ou indiretos no ambiente construído ajuda a reduzir os níveis de estresse, a pressão arterial e as frequências cardíacas, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar geral;

  • Não se trata de apenas inserir um objeto da natureza na edificação;

  • Aumenta o bem-estar dos usuários;

  • É mais rentável em ambientes de varejo;


O varejo biofílico


Texto branco sobre fundo verde  Descrição gerada automaticamente com confiança média 


Me arrisco a dizer que quando você imagina um ambiente de relaxamento, vem à mente um lugar cercado pela natureza, como montanhas, campo ou praia, certo? 


Acho difícil alguém se imaginar relaxando em um escritório ou um shopping. Mas ainda assim, a maioria das pessoas passa quase 90% do tempo dentro de ambientes fechados sem contato ou vistas à natureza.


Mas o que isso tem a ver com seu negócio? Bem, basta pensar em como você quer que seus clientes se sintam ao entrar na sua loja. Relaxados, confortáveis e propensos a comprar seus produtos? Então investir no design biofílico no PDV é uma solução que vale a pena.


A relevância do design biofílico no varejo é comprovada


O blog Papo de Paisagista expressa alguns dados e informações valiosas sobre o design biofílico no varejo. Com base nisso, separamos 5 pontos que mostram a relevância do design biofílico no varejo:


1. A vegetação está rapidamente se tornando uma das tendências mais fortes do design e é perfeita para o varejo, proporcionando maior percepção de qualidade, maior receptividade a preços mais altos e uma experiência de compra mais positiva em geral.


2. Os clientes de varejo aceitam que as empresas rodeadas pela natureza podem ter preços até 25% mais altos do que as empresas sem acesso à natureza. Há evidências de que os consumidores tendem a comprar mais em lojas com vegetação natural.


3. Lugares com vegetação são muitas vezes considerados locais de destino para serem visitados e apreciados. Como resultado, os compradores estão dispostos a se deslocar para mais longe, pagar mais para estacionar, pagar mais pelos produtos que compram e ficar mais tempo nesses locais do que aqueles sem vegetação.


4. Aqueles que trabalham em ambientes de varejo biofílicos (vendedores, caixas, etc.) experimentam os mesmos benefícios de bem-estar, melhora do humor, foco e recuperação mais rápida do estresse quando têm acesso à natureza.


Dicas para fazer composições no PDV com design biofílico


O site Sustentar aqui, com base nos ensinamentos de Stephen Kellert, um dos precursores do design biofílico, desenvolveu alguns pontos importantes e dicas valiosas na hora de montar um ambiente biofílico:











Foque na experiência do seu cliente


Interface gráfica do usuário, Texto  Descrição gerada automaticamente


 Analisando os pontos importantes e dicas valiosas na hora de montar um ambiente biofílico que melhor se encaixe na sua loja, não deixe de lado o principal: experiência do cliente. 


Vertical Garden aponta que a jornada do cliente começa antes e termina muito depois do pagamento. E a arquitetura biofílica tem um papel importantíssimo nesse processo, porque mexe com a emoção do consumidor: antes, durante e até mesmo depois.


Ainda exemplifica: 70% das notas dadas a restaurantes passam obrigatoriamente por dois fatores: atendimento e ambiente. Ou seja, tem a ver com a experiência, não se limita ao produto em si. As pessoas compram o produto, mas valorizam demais toda a experiência que envolve o processo de aquisição. E a natureza, o verde e bem estar, é parte fundamental.


Considere isso, conheça seu cliente e estude a estrutura da sua loja para, alinhado ao design biofílico, proporcionar a melhor experiência ao consumidor, deixá-lo mais confortável e disposto a comprar seus produtos e no final das contas, fidelizar cada vez mais seu público.


Agora é com você, explore esta tendência na sua loja!


Por vezes, pode parecer desafiador manter o público interessado nos produtos da sua loja, ainda mais no varejo, onde a concorrência é acirrada. É neste ponto que a diferenciação e atendimento ao cliente fazem toda diferença.


E tudo isso começa no design do seu estabelecimento. Se o design biofílico pode te ajudar a vender mais, por que não investir nele? Falando em vender mais, se o cenário econômico atual tem impactado nos seus resultados, temos um conteúdo que é do seu interesse, acesse em nosso blog.

 

Publicado por Adove

Publicado por: