Big Data: o que ele pode fazer pelo varejo?

Big Data: o que ele pode fazer pelo varejo?Você já ouviu falar em Big Data no varejo? Esse conceito, basicamente, faz com que os dados virem ferramentas valiosas para a gestão em prol do crescimento do seu negócio.


O Big Data vem causando uma revolução no varejo, de forma positiva, já que dá uma força imensa na hora da tomada de decisões em redes de varejo. E se você quer saber como fazer os dados trabalharem a seu favor, recomendo que continue a leitura.


Neste conteúdo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre Big Data, para começar a otimizar o seu negócio e poder usufruir de todos os benefícios desta ferramenta!


Antes de mais nada, o que é Big Data no varejo?



Big Data no varejo trata-se do uso intensivo dos dados, utilizando-os de forma inteligente e estratégica, para gerar melhores resultados. Ou seja, por traz do termo Big Data está uma quantidade enorme de informações geradas diariamente da atividade comercial, que serão processadas de forma otimizada e clara, para o melhor aproveitamento.


Para Fernando Covac, especialista em Big Data e Head de Data Sciense e B.I. da Expertise Educação, a principal importância dessa tecnologia é auxiliar os tomadores de decisão. “Hoje, temos uma infinidade de dados, desde dados estruturados, de IBGE, censos, pesquisas, até dados não estruturados, que vem de redes sociais, buscas no Google, menções… Você tem uma variedade enorme de dados, de fontes diferentes. Aliadas a ferramentas poderosíssimas hoje que já estão consolidadas no mercado, você faz uma análise muito rápida e não precisa esperar para entender bilhões de dados e tomar uma decisão”, explica.


Seu cliente muda, você precisa acompanhá-lo!


O mundo está cada vez mais conectado e o seu cliente não é exceção. Com isso, fica cada vez mais difícil acompanhar as necessidades e desejos do seu público, assim como se manter à frente da concorrência, que pode atrair o seu cliente através de um clique se você não se adiantar.


É nesse ponto que entra o Big Data, onde grandes conjuntos de dados podem ser analisados de forma automatizada e com maior precisão, para descobrir padrões, tendências e fazer conclusões úteis, que ajudarão no direcionamento das suas estratégias comerciais.


Neste sentido, sobre a relevância do Big Data no varejo, a Synnex aponta: 


1. Para o varejo, a capacidade de fazer previsões de tendências de consumo tem se apresentado como um grande avanço para os negócios. Afinal, ser capaz de se planejar e utilizar estratégias mais assertivas para garantir as próximas vendas são objetivos desse setor.


2. Com o Big Data, as empresas são capazes de identificar a última moda entre seu público-alvo e, assim, tomar decisões precisas sobre como ordenar seus produtos, além de desenvolver estratégias de estocagem caso necessário.


3. Por meio de algoritmos das análises desses dados, os varejistas podem avaliar as tendências de mercado usando múltiplas fontes de dados. As informações vão evoluindo de acordo com as mudanças no comportamento dos consumidores, o que torna as análises mais precisas.

 

Principais vantagens e contribuições do Big Data para a sua rede de varejo

 

Experiência do consumidor



Segundo a pesquisa “Tendências da Experiência do Cliente 2021”, realizada pela companhia de tecnologia Zendesk, o número de chamados de atendimento ao cliente aumentaram, em média, 20% em todo o mundo depois de março. Na América Latina, esse número cresceu 44%, enquanto no Brasil a alta foi de 58%. O levantamento ouviu mais de 90 mil pessoas em 175 países.


Estes dados mostram que é preciso dar atenção à experiência do seu cliente. Para isso, você precisa ter em mãos o máximo de informações possíveis, para usar de forma estratégica e atingi-los positivamente. 



Mas, você tem clareza sobre a jornada de compra do seu cliente? Pergunto isso, porque conhecer o seu público é fundamental para oferecer o produto certo, assim como abordá-lo da melhor maneira e no momento certo.


E como o varejo é mais do que apenas vender um produto, mas sim garantir uma experiência, através do big data você conseguirá conhecer seus compradores. Não apenas para a prospecção, mas em toda a jornada, inclusive depois da compra. Você terá em suas mãos informações relevantes sobre qual o tratamento que deve ser dado a cada consumidor e assim, garantir a fidelização do cliente.


Alocação de recursos mais assertiva


A melhor alocação de recursos está ligada ainda à experiência do cliente, uma vez que ao entender o fluxo de pessoas e o comportamento na interação com o seu negócio através do Big Data no varejo, seja na loja física ou canais online, você saberá como usar seus recursos com mais eficiência.


Pense que a partir destas informações, você saberá qual a melhor forma de executar cada operação, dando ao seu público o que eles precisam, da forma que preferem.


Seu negócio por dentro das mudanças do mercado


No varejo, tudo se trata do que está acontecendo no momento. Seu produto vai criar pó nas prateleiras se você não saber exatamente o que o seu público precisa. 


Ou seja, a previsão de demanda precisa coincidir com a realidade, identificando rapidamente quando algo não está de acordo com o planejado, para serem realizados ajustes nas estratégias comerciais quanto antes.


site e-commerce Brasil destaca que esse acompanhamento é possível com o Big Data, porque o uso da tecnologia no varejo permite medir o andamento das operações em tempo real.  O que viabiliza a análise completa do que ocorre em cada ponto de contato com o cliente e qual seu reflexo em toda a cadeia de suprimentos.


Aumento das vendas



A conclusão das vantagens do Big Data no varejo é, sem dúvidas, o aumento das vendas. Afinal de contas, se você conhece o seu cliente, sabe como melhor abordá-lo e qual o melhor produto oferecer, a venda está garantida.


Ainda, o Big Data possibilita várias outras possibilidades de vendas. Além de deixar o time comercial munido com os melhores argumentos e ofertas, também ajuda na criação de estratégias de atração, por exemplo.


E então, você utiliza o Big Data na sua rede de varejo?


Como você pôde ver neste conteúdo, o Big Data no varejo apresenta um potencial imenso, garantindo mais assertividade na utilização de dados sobre o seu público. Ou seja, junte todas as informações dos seus clientes com esta ferramenta inteligente e tenha ações mais assertivas e claro, lucrativas.


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Agora, se você quiser saber mais sobre este assunto ou como podemos ajudar a aumentar as vendas na sua rede de varejo, entre em contato conosco!

 

Publicado por Adove

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