8 critérios para você utilizar na escolha de fornecedores da sua rede de varejo!

8 critérios para você utilizar na escolha de fornecedores da sua rede de varejo!
 
 
Você tem utiliza algum critério chave para realizar a escolha de fornecedores na sua rede de varejo? Se sim, ótimo, mas este conteúdo ainda pode render mais alguns bons insights. Caso não, sem pânico, há sempre um ponto de partida e hoje, vamos te ajudar.


Você entende que no seu ramo a atualização constante é primordial para garantir a qualidade das suas atividades, certo? Nós também entendemos isso, e é por este motivo que elaboramos este conteúdo.


A seguir, apresentaremos alguns dos principais critérios, que quando considerados, aumentam a qualidade e assertividade na escolha de fornecedores. Continue a leitura e descubra quais são eles!

 

 
 

1. Qualidade dos produtos é o primeiro critério na escolha de fornecedores


A escolha de fornecedores é o ponto de partida para o sucesso ou não das vendas na sua rede. Logo, a qualidade dos produtos oferecidos pelo fornecedor, ditará também o desempenho das suas vendas.


Tenha em mente que um cliente insatisfeito com a qualidade da mercadoria não pensará que “é culpa” do fornecedor da sua loja, mas sim sua, afinal de contas, ele realizou a compra com você.


Na hora de avaliar este ponto e escolher com eficácia o seu parceiro comercial considere:


  • Matéria-prima;

  • Processos de produção;

  • Embalagens.


Estes são os principais pontos que logo de cara demonstram a procedência e garantia de qualidade de um produto.


2. Variedade de produtos


Ter um bom mix de produtos, alinhado com o público da sua loja é a base do varejo. Logo, você precisa escolher fornecedores que tenham em seu catálogo os produtos que atendem à demanda dos clientes da sua loja.


Além disso, opte por um fornecedor que trabalhe com um amplo portfólio de produtos, já que essa estratégia rende muitos benefícios para você lojista, incluindo:


  • Fortalecer relação de confiança com o fornecedor a longo prazo;

  • Aumentar o seu poder de negociação e até barganha;

  • Receber mercadorias diferentes em uma mesma entrega;

  • Conseguir oferecer descontos mais atrativos à sua clientela, bem como eventualmente criar promoções.


Ou seja, o fato de um único fornecedor oferecer tudo, ou grande parte do que é vendido na sua loja, favorece o desenvolvimento de estratégias de negociação e assim você consegue ter uma margem de lucro maior nos produtos. Além de manter as gôndolas com mercadorias assertivas e alto fluxo de vendas.


3. Qualidade dos serviços


Os serviços que acompanham a disponibilização de produtos por parte do fornecedor também precisam ser considerados. Neste cenário, a entrega é um dos principais fatores - assim como as formas de pagamento, que veremos mais adiante neste conteúdo.


Na hora da escolha de fornecedores, para avaliar como é o serviço de entrega, a Bluesoft destaca alguns pontos que devem ser considerados:


  • Este fornecedor cumpre prazos?

  • Os produtos chegam com sua qualidade máxima na empresa?

  • Qual o custo do frete?

  • Há formas de obter o roteiro das entregas?

  • O fornecedor possui capacidade de aumentar a entrega? Em outras palavras, no caso do varejo, ele consegue atender demandas de datas especiais?


4. Qualidade do atendimento


A forma como os produtos são apresentados, como chegam até você e como decorrem as negociações também deve ser um dos critérios na hora de escolher os fornecedores para a sua rede de varejo.


Não gastar mais tempo do que deveria no atendimento e negociação com fornecedores é importante na otimização de tarefas de um comprador de uma rede varejista, por exemplo. 


Se já no período de negociações o fornecedor não responde, demora muito ou age de forma errônea, é um grande alerta de que ele não será um bom parceiro para o seu negócio.


É primordial que o fornecedor seja acessível e capriche na hora de esclarecer dúvidas e no atendimento. Aliás, neste cenário é interessante ouvir o que outros clientes do fornecedor em questão têm a dizer sobre ele.


Lembre-se que atendimento e suporte ruins, demonstram problemas internos ruins. Se o fornecedor mostrar esse tipo de situação, saiba que mais cedo ou mais tarde, este comportamento irá prejudicar a entrega e qualidade dos processos que realiza com você.


5. Preço


Nem sempre o fornecedor que tem o menor preço é a melhor opção. Lembre-se sempre, o barato pode sair caro, e isso é mais que verdade, caso não considere fatores importantes que definem um preço adequado.


Faça uma pesquisa de mercado e não se deixe levar por fornecedores com preço muito abaixo do mercado, isso é mais uma questão para se desconfiar do que encher os olhos. 


Considere sempre custo-benefício, pois é esta relação que te ajuda a visualizar por qual valor determinada mercadoria poderá ser comercializada na sua loja.


O preço não deve ser um dos principais critérios na escolha de fornecedores, mas ainda sim, precisa ser considerado. Principalmente quando fornecedores se igualam nos demais fatores, o desempate então pode ser feito considerando o preço mais atrativo para o seu negócio.


6. Opções interessantes de pagamento 


Flexibilidade na forma de pagamento, sem dúvidas, ditam um dos critérios para a escolha de fornecedores. Afinal de contas, você precisa encontrar aquele que tenha as melhores condições de pagamento, de acordo com a atual situação da sua rede de varejo.


Alguns pontos relevantes sobre as opções de pagamento são:


  • Possibilidade de parcelamentos;

  • Descontos para pagamento à vista;

  • Descontos por pagamentos antecipados;

  • Prazos atrativos, que sejam interessantes e se alinhem com a necessidade da empresa;

  • Diferentes tipos de meios de pagamento.


7. Reputação é fundamental na escolha de fornecedores


Já mencionamos que é interessante escutar o que outros clientes de um potencial fornecedor têm a dizer sobre o mesmo, e vale enfatizar.


Isso é importante porque o fornecedor não te dirá sobre possíveis problemas de logística ou qualidade duvidosa de produtos, por exemplo. Já um cliente, não tem porque omitir essas informações.


Além de conversar com empresas que contratam ou já contrataram tal fornecedor, também confira as redes sociais e avalie se existem comentários negativos.


Ainda sobre a imagem do fornecedor, vale ficar atento às novidades que apresenta e se ele está antenado com as tendências do mercado de varejo.  


Afinal de contas, sabemos que o cenário econômico atual impacta nas negociações e resultados da empresa. Logo, se o fornecedor não se atualiza e não fica atento ao mercado à sua volta, isso poderá prejudicar o desempenho da sua loja também.


8. Realize compras de teste


Esta é uma forma de avaliar vários critérios de uma vez só, digamos assim, como se fosse um teste para avaliar o desempenho do fornecedor.


Como destaca o Blog Nuvem Shop, é interessante que você compre a quantidade mínima permitida pelo fornecedor e observe: 


  • Os meios de pagamento que ele oferece;

  • Se o prazo de entrega é cumprido;

  • O estado em que os produtos chegam.


Essa é uma boa forma de não prejudicar seus negócios e conseguir ser mais assertivo na escolha de fornecedores.


E então, pronto para ser mais eficaz na escolha dos seus fornecedores?


Neste conteúdo destacamos os principais critérios que devem ser seguidos para fechar negócio com fornecedores confiáveis, com produtos e serviços de qualidade. 


Se o fornecedor que você estiver considerando para sua rede de varejo estiver alinhado com estes critérios, ótimo, caso não, continue sua pesquisa de mercado em busca de um fornecedor de qualidade na área do varejo.


Agora que você tem informações valiosas e bons insights, é hora de partir para a ação e escolher o fornecedor certo para o seu negócio. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Entre em contato conosco!

 
 

Publicado por Adove

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