Estratégias de negociação para aplicar junto aos fornecedores e ter uma margem de lucro maior!

6 estratégias de negociação para aplicar junto aos fornecedores e ter uma margem de lucro maior nos produtos!

Caso esteja se perguntando como conseguir aumentar a margem de lucro dos seus produtos, saiba que estratégias de negociação com os fornecedores são fundamentais para adentrar nesse cenário.

 

Existem algumas ações e cuidados que, quando administrados corretamente na hora de negociar com os fornecedores, podem fazer toda a diferença, tornando o cenário propício para barganhar preços melhores.

 

Se interessou e quer saber mais sobre como conseguir preços mais atrativos com seus fornecedores e assim, ter uma margem maior de lucro nos produtos? Continue a leitura e conheça as 6 estratégias de negociação que separamos para você!

 

1. Fazer um planejamento prévio, detalhando os objetivos de compra, é uma das estratégias de negociação mais importantes

 

Planejar é uma etapa indispensável em qualquer negócio, nas mais diversas situações e, por isso, é uma das estratégias mais importantes na hora de barganhar com o fornecedor.

 

Tenha em mente que, esperar para ver o que o fornecedor tem, está longe de ser uma boa ideia, é necessário saber exatamente quanto comprar e quanto pagar. Uma vez que a falta de informações sobre seu próprio negócio, pode prejudicar e muito na hora da negociação.

 

O planejamento antes da negociação com o fornecedor serve para que você tenha uma preparação prévia, se programando da forma mais adequada em relação a vários cenários que podem surgir. 

 

Para manter o controle da negociação e não fazer escolhas erradas, determine antes, no planejamento, os objetivos da sua empresa no momento atual e considere e estipule previamente:

 

  • Prazos de entrega;

  • Descontos;

  • Formas de pagamento.

 

Assim, você estará menos suscetível a ser envolvido pelas palavras do fornecedor, terá um posicionamento e conseguirá guiar a negociação a seu favor.

 

2. Veja como uma parceria e não como um confronto

 

 

Seu negócio e os fornecedores não são inimigos, muito pelo contrário. Na verdade, quanto melhor a sua relação profissional com o fornecedor, melhor será o cenário para conseguir preços mais atrativos nos produtos.

 

Se você, por acaso, acredita que ou você ou o fornecedor sairão perdendo, saiba que isso está longe de ser verdade, ou ao menos não deveria ser, uma vez que o ideal é fazer uma negociação que possa ser vantajosa para ambas as partes, e sim, isso é possível.

 

Qualquer tipo de negociação deve buscar um consenso, de forma que ambos os lados saiam vencedores e consigam obter o máximo de proveito com a transação efetuada. 

 

O processo deve ser construído como uma parceria, um relacionamento harmônico e equilibrado. Quando for negociar, procure por alternativas que sejam boas para o fornecedor e ótimas para sua empresa, destaca a DocuSign.

 

3. Saiba quanto comprar

 

As melhores estratégias de negociação para conseguir barganhar com os fornecedores seguem uma linha em comum: ter claro o quanto você precisa comprar, nada a mais, nada a menos. Para isso, tenha todos os dados importantes à sua disposição:

 

  • Quantidade de cada mercadoria em estoque;

  • Estoque mínimo de cada produto.

 

Com apenas estes dois pontos bem claros, você já estará munido com informações mais do que relevantes para a negociação. Porque assim, você evita comprar mais do que precisa, não se deixa levar por produtos desnecessários apresentados pelo fornecedor, e fica a postos para conversar claramente sobre os preços, alinhando o que você precisa ao que o fornecedor tem a oferecer.

 

4. Saiba quanto pagar

 

Outro fator primordial em estratégias de negociação bem-sucedidas é saber exatamente quanto pagar, entender o cenário financeiro da sua empresa, e estar informado sobre os preços do mercado em que você atua.

 

Segundo o Blog Rcky, o “quanto pagar”, diz respeito ao custo de compra que você considera justo e que fará a sua empresa mais competitiva.

 

Por isso, conheça os preços praticados pela sua concorrência - em especial se o cenário econômico atual tem impactado nas suas negociações e resultados – e saiba também quanto sua empresa pagou nos últimos pedidos de compra e negocie os preços.

 

No final das contas, um desconto, por menor que seja, pode ajudar a sua empresa a ser mais competitiva, praticando preços melhores que seus concorrentes.

 

5. Se possível, pague à vista

 

Uma dica para quem busca por estratégias de negociações mais vantajosas é pagar os fornecedores à vista. Certas situações podem apontar que parcelar o pagamento ajuda a manter a saúde do fluxo de caixa, mas é importante ficar atento ao financeiro da empresa, para entender o cenário e saber qual a melhor forma de pagar.

 

No entanto, quando se fala em conseguir descontos mais atrativos, o pagamento à vista se mostra como a melhor opção. 

 

Pagar à vista, por ser um montante no ato da compra, deixa o fornecedor mais suscetível a baixar o preço, justamente por se tratar de uma compra grande, permitindo que ele seja mais flexível quanto ao desconto aplicado.

 

6. Alimente um relacionamento a longo prazo com o fornecedor

 

Sem dúvida alguma, ter uma boa relação com seus fornecedores, assim como fazer a escolha certa para não precisar ficar trocando de período em período, é essencial para que as estratégias de negociação tenham sucesso.

 

Quando ambas as partes trabalham com confiança uma na outra, gerando benefícios mútuos, as negociações se tornam mais vantajosas e a sua empresa só terá a ganhar com isso. 

 

Tenha em mente que, clientes fiéis, que fazem compras com frequência, é o ideal para os fornecedores. Com isso, torna-se o ideal também, uma vez que uma parceria de longa data favorece a negociação de preços e condições de pagamentos mais atrativos.

 

E então?

 

Viu só como você pode conseguir preços mais atraentes com seus fornecedores? Para isso, basta estudar as melhores estratégias de negociação, de acordo com a realidade da sua empresa. 

 

Ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Agora, para continuar se atualizando e levar sempre o melhor para o seu negócio, acesse nosso conteúdo com 7 tendências de varejo para você ficar atento em 2021!

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