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Caso esteja se perguntando como conseguir aumentar a margem de lucro dos seus produtos, saiba que estratégias de negociação com os fornecedores são fundamentais para adentrar nesse cenário.
Existem algumas ações e cuidados que, quando administrados corretamente na hora de negociar com os fornecedores, podem fazer toda a diferença, tornando o cenário propício para barganhar preços melhores.
Se interessou e quer saber mais sobre como conseguir preços mais atrativos com seus fornecedores e assim, ter uma margem maior de lucro nos produtos? Continue a leitura e conheça as 6 estratégias de negociação que separamos para você!
Planejar é uma etapa indispensável em qualquer negócio, nas mais diversas situações e, por isso, é uma das estratégias mais importantes na hora de barganhar com o fornecedor.
Tenha em mente que, esperar para ver o que o fornecedor tem, está longe de ser uma boa ideia, é necessário saber exatamente quanto comprar e quanto pagar. Uma vez que a falta de informações sobre seu próprio negócio, pode prejudicar e muito na hora da negociação.
O planejamento antes da negociação com o fornecedor serve para que você tenha uma preparação prévia, se programando da forma mais adequada em relação a vários cenários que podem surgir.
Para manter o controle da negociação e não fazer escolhas erradas, determine antes, no planejamento, os objetivos da sua empresa no momento atual e considere e estipule previamente:
Prazos de entrega;
Descontos;
Formas de pagamento.
Assim, você estará menos suscetível a ser envolvido pelas palavras do fornecedor, terá um posicionamento e conseguirá guiar a negociação a seu favor.
Seu negócio e os fornecedores não são inimigos, muito pelo contrário. Na verdade, quanto melhor a sua relação profissional com o fornecedor, melhor será o cenário para conseguir preços mais atrativos nos produtos.
Se você, por acaso, acredita que ou você ou o fornecedor sairão perdendo, saiba que isso está longe de ser verdade, ou ao menos não deveria ser, uma vez que o ideal é fazer uma negociação que possa ser vantajosa para ambas as partes, e sim, isso é possível.
Qualquer tipo de negociação deve buscar um consenso, de forma que ambos os lados saiam vencedores e consigam obter o máximo de proveito com a transação efetuada.
O processo deve ser construído como uma parceria, um relacionamento harmônico e equilibrado. Quando for negociar, procure por alternativas que sejam boas para o fornecedor e ótimas para sua empresa, destaca a DocuSign.
As melhores estratégias de negociação para conseguir barganhar com os fornecedores seguem uma linha em comum: ter claro o quanto você precisa comprar, nada a mais, nada a menos. Para isso, tenha todos os dados importantes à sua disposição:
Quantidade de cada mercadoria em estoque;
Estoque mínimo de cada produto.
Com apenas estes dois pontos bem claros, você já estará munido com informações mais do que relevantes para a negociação. Porque assim, você evita comprar mais do que precisa, não se deixa levar por produtos desnecessários apresentados pelo fornecedor, e fica a postos para conversar claramente sobre os preços, alinhando o que você precisa ao que o fornecedor tem a oferecer.
Outro fator primordial em estratégias de negociação bem-sucedidas é saber exatamente quanto pagar, entender o cenário financeiro da sua empresa, e estar informado sobre os preços do mercado em que você atua.
Segundo o Blog Rcky, o “quanto pagar”, diz respeito ao custo de compra que você considera justo e que fará a sua empresa mais competitiva.
Por isso, conheça os preços praticados pela sua concorrência - em especial se o cenário econômico atual tem impactado nas suas negociações e resultados – e saiba também quanto sua empresa pagou nos últimos pedidos de compra e negocie os preços.
No final das contas, um desconto, por menor que seja, pode ajudar a sua empresa a ser mais competitiva, praticando preços melhores que seus concorrentes.
Uma dica para quem busca por estratégias de negociações mais vantajosas é pagar os fornecedores à vista. Certas situações podem apontar que parcelar o pagamento ajuda a manter a saúde do fluxo de caixa, mas é importante ficar atento ao financeiro da empresa, para entender o cenário e saber qual a melhor forma de pagar.
No entanto, quando se fala em conseguir descontos mais atrativos, o pagamento à vista se mostra como a melhor opção.
Pagar à vista, por ser um montante no ato da compra, deixa o fornecedor mais suscetível a baixar o preço, justamente por se tratar de uma compra grande, permitindo que ele seja mais flexível quanto ao desconto aplicado.
Sem dúvida alguma, ter uma boa relação com seus fornecedores, assim como fazer a escolha certa para não precisar ficar trocando de período em período, é essencial para que as estratégias de negociação tenham sucesso.
Quando ambas as partes trabalham com confiança uma na outra, gerando benefícios mútuos, as negociações se tornam mais vantajosas e a sua empresa só terá a ganhar com isso.
Tenha em mente que, clientes fiéis, que fazem compras com frequência, é o ideal para os fornecedores. Com isso, torna-se o ideal também, uma vez que uma parceria de longa data favorece a negociação de preços e condições de pagamentos mais atrativos.
Viu só como você pode conseguir preços mais atraentes com seus fornecedores? Para isso, basta estudar as melhores estratégias de negociação, de acordo com a realidade da sua empresa.
Ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Agora, para continuar se atualizando e levar sempre o melhor para o seu negócio, acesse nosso conteúdo com 7 tendências de varejo para você ficar atento em 2021!
Publicado por Adove
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